O desempenho psicomotor de uma criança pode acontecer em sua plenitude através das experiências vividas por uma infância rica em oportunidades estimuladoras e naturais, como as situações que o brincar oferece.A pré-escola, preocupada com o preparo da criança para que possa alcançar não somente bom nível de desempenho escolar mas também uma boa qualidade de vida, planeja e proporciona atividades através das quais o desenvolvimento psicomotor possa alcançar seus melhores níveis.
Encaixar, empilhar, construir, montar um quebra cabeça são atividades que proporcionam exercício e desenvolvem habilidades, mas só serão brincadeiras se forem realizadas com prazer. Caso contrário, serão apenas uma tarefa executada com brinquedos."
Texto do livro "Criar para Brincar - A Sucata como Recurso Pedagógico". Autora: Nylse Helena Silva Cunha
*os objetos são sugeridos de acordo com a faixa etária do participante
barangandão: fitas de sacolas plásticas coloridas
mini banqueta de garrafas pet revestida com retalhos de diversos tipos de papel
catavento: sobras de folhetos promocionais e hashis usados
bijuteria: retalhos de diversos tipos de papel
pandeiro: retalhos de diversos tipos de papel e outros materiais
mobile peixes: caixa de embalagem de frutas
mobile de retalhos de diversos tipos de papeis
marcador de livro: retalhos de diversos tipos de papel decorados